segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

plano de aula- horoscope

PLANO  DE   AULA – INGLES - HOROSCOPE
19 de janeiro 2010

      Nesta aula o aluno devera identificar o simple present and  future tense. Reconhecer e utilizar a estrutura ` Will / won`t /verbs.

Série: 1 Ano Ensino Medio

Duracao da aula: 04 aulas

Objetivo:Levar o aluno a identificar as estruturas citadas, ` Will, Won`t , fazendo previsões
para a forma interrogativa e negativa..

Dados da aula; O Aluno devera fazer pesquisas em jornais e revistas, que trazem exemplos de
previsões, tanto positiva como negativa.

Procedimentos:

Apresentar aos alunos previsões –horoscopos em inglês .
Exemplificar o uso – WILL , WON`T no texto apresentado.

O que o aluno poderá aprender com esta aula;

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver a habilidade de produção de textos escritos
em Língua Inglesa, usando o futuro tense.

Duração das atividades

Aproximadamente quatro (4) aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno;

Pesquisas em jornais e revistas, que trazem previsões. Para dar início as discussões do
tema destas aulas, o professor fará um flash back dos tempos verbais trabalhados na
serie anterior
Dando sequencia, os alunos, agora divididos em duplas lerão os textos “previsões dos
doze signos do zodiaco ” e “Previsoes para 2011. Você acredita em previsao?”, os quais
tratam respectivamente de previsões positivas e negativas .

RECURSO

Apostila; linguagens, códigos e suas tecnologias -INGLES
Textos http://www.slideshare.net//horoscope-2675792

Durante a leitura, deverão listar pelo menos quatro previsoes citadas.
Após lerem os textos propostos, as duplas deverão, em aula aberta, discutir quais previsões apresentadas são positivas ou negativa supervisionados pela professora.
Finalmente, em duplas novamente, irão debater, preferencialmente em Inglês, as
seguintes questões:

1. Do you think that there is truth behinds predictions? / Você acredita que há
fundamento nas previsões?

2. What are some things that are considered unlucky? / O que é considerado má sorte?

3. What are some things that are considered lucky? / O que é considerado boa sorte?

Ao final deste momento o professor deverá instigar e organizar uma discussão sobre
o tema `previsão`, retomando, em aula aberta as respostas dadas às questões acima
durante o debate em duplas.

ATIVIDADE 1

Dando seqüência às aulas, neste momento o professor deverá propor que em grupos de
três a quatro integrantes pesquisem, em Inglês, sobre o tema “previsões para as diversas
idades ou sexo”. Cada grupo deverá listar pelo menos duas previsões que julgaram
curiosas, para, na sequência, explicá-las oralmente em Português ou Inglês para a
turma.

RECURSO

Sites para Pesquisa
http://www.woodlands-junior.kent.sch.uk/customs/questions/prediction.htm
2. .http://www.globalpsychics.com/amusing-you/prediction.index-prediction.shtml
3. http://www.japan-guide.com/e/e2209.html
4. http://www.lifeinitaly.com/heritage/superstition.asp

Durante a atividade, o professor deverá passar pelas duplas, orientando os alunos na
pesquisa dos tópicos, para que anotem as informações relevantes que encontrarem,
exercitando a estratégia de leitura scanning, que se refere à busca de informações
específicas no texto, a partir da análise das palavras-chave que nele encontram,
relacionadas às questões propostas.

ATIVIDADE 2

Como continuidade da atividade anterior, o professor proporá que os grupos organizem
as informações encontradas na pesquisa, criando previsoes em Inglês, sobre o tema
pesquisado para a sua apresentação oral. Todos os integrantes do grupo deverão
participar deste momento, apresentando parte deste (trabalho), nem que seja apenas uma
frase, destacando os verbos estudados.

Fonte: http://www.acemprol.com/download/file.php?id=9856

Os textos poderão ser curtos, mas deverão conter informações relevantes sobre os tópicos pesquisados na atividade anterior. Neste momento, o professor orientará as duplas quanto à organização do texto. Dicionários em inglês-português poderão ser usados.

ATIVIDADE 3

Os alunos apresentarão para a sala, preferencialmente em Inglês, o texto produzido, para a socialização entre a turma.

Sugestões

1. Aprofundar as pesquisas realizadas buscando informações sobre a origem dos
horóscopos .
2. Publicar os textos produzidos em um blog da turma ou nos murais da escola.
3. Os alunos produzirão uma revistinha sobre horóscopos em inglês.

Recursos Complementares:

Dicionário português-inglês

Dictionary. com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?
Avaliação
O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de utilizar as
estratégias adequadas para a leitura e criação dos textos em Inglês e Português,
internalizando (aprendendo) vocabulário relativo ao tema e a producao da revistinha
sobre horoscopos-previsoes, em ingles.

http://www.slideshare.net/jugense/superstitions-267

Um comentário: