domingo, 12 de dezembro de 2010

Semana do Halloween

Projeto de aula de Língua Inglesa
Professora Solange Felix

Conteúdo: Diversidade Cultural
Tema central: Halloween / Dia das bruxas
Série: 3 ano de ensino médio
Escola: E E Republica do Equador


Objetivo: Compreensão do texto em inglês, reconhecer a importância do helloween na cultura inglesa. Estabelecer relação entre texto e contexto cultural.

Metodologia - suscitar os conhecimentos prévios dos alunos através do levantamento de hipóteses sobre o que eles já conhecem sobre o tema (what I know?), segundo questionar, abrindo espaço para que surjam perguntas sobre as dúvidas a serem esclarecidas (What I want to know?). Em seguida efetuar a exploração detalhada do texto auxiliando no desenvolvimento das construções a das atividade propostas para finalmente partir para uma reflexão sobre o que foi aprendido (what I learned?)
Habilidades: compreensão e leitura de texto, organização de informações para produção de texto ( entrevista com perguntas e respostas) criatividade na criação do texto, interatividade, cooperação e organização no desenvolvimento do trabalho em grupo.

Recursos: Data show, projetor, lousa, dicionários.
Texto: Halloween Trick or Treat? (Disponível em: http://www.slideshare.net/Irenya/halloween-history)
Tempo estimado: atividade aplicada em 2 aulas de 50 minutos

Proposta: Criar o dia do halloween na escola na semana de 31 de outubro..

Atividades:

- Antes da leitura do texto, e apresentação da proposta, começamos um bate papo bem descontraído sobre o dia do helloween e a importância das tradições populares em cada cultua. (alguns alunos compararam com algumas de nossas tradições, como o carnaval, a festa junina..)

- Os alunos anotaram as dúvidas que foram surgindo para que eles próprios encontrassem as respostas no decorrer da aula.

- Em seguida foi exibido o texto “Halloween Trick or Treat?” em slides no data show para que todos acompanhassem a leitura. A partir do título, formulamos hipóteses sobre o assunto tratado. O texto foi lido em voz alta.

- Em grupo de três e quatro alunos, com uma cópia impressa do texto, fizeram a uma leitura mais detalhada com auxilio do dicionário.

- Em conjunto, fizemos uma compreensão do texto parágrafo a parágrafo e conseguimos sanar algumas dúvidas levantadas anteriormente.

Mais envolvidos com o tema, na aula seguinte os alunos organizaram o dia do halloween nas salas com enfeites, fantasias doces guloseimas brincadeiras e músicas.

A etapa seguinte foi a produção de um pequeno texto em inglês sobre o dia das bruxas com as considerações e conclusões do grupo.

Conclusão: Os alunos se envolveram mais com o tema a partir da compreensão histórica e principalmente pelo fato de criar o dia do halloween na escola. Este envolvimento facilitou na construção do texto em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário