Objetivo:
Desenvolver as técnicas:
*correspondência de versos
*tradução assistida
*ênfase gramatical
Tempo previsto
3 aulas
Público alvo
7 °série
Conteúdo:
_ Simple past
_ Letra da música:Don't Know Why
Artista: Norah Jones
Álbum: Come Away Me
Título: Don't know Why
Competências e habilidades:fazer a correspondência dos versos nas duas línguas, materna e estrangeira, por meio de palavras cognatas;tradução dos versos e prenchimento de lacunas na letra original;estudo da língua (grammar).
Estratégias de ensino:levantamento de conhecimentos prévios;reflexão sobre a organização linguística do gênero texto-canção, com mediação do professor. Practice o listen and write.
Recursos: aparelho de som e cópias da letra da música.
1º Aula
Faça a letra da música em duas versões: na língua original(em versos numerados) e na língua al vo o inglês ( em versos seguidos de pârenteses) a tarefa dos alunos é fazer a correspondências dos versos com palavras que eles já conhecem.
2º Aula
Traduza os versos, mas deixe lacunas na letra original. Os alunos vão completar a partir da tradução, as palavras que estão faltando. Depois, ao ouvir a música, eles irão conferir se os seus palpites estavam certos.
3º Aula
Conceituar o uso dos verbos simple past , utilizando a música como recurso para ensinar a grammar.
Avaliação:
Avaliação processual, com o monitoramento dos alunos durante a realização das atividades. Solicitar as mesmas técnicas com outra música.
Relátorio sobre a experiência no decorrer das aulas
Na primera aula em que os alunos teriam que fazer a correspondência com os versos em inglês: alguns tiveram dificulade para entender que não precisava traduzir todo o verso para identificar o verso correspondente apenas uma palavra conhecida já indicava qual a resposta certa. Precisei fazer a primeira alternativa para auxiliá-los.
Já na segunda aula foi mais tranquilo uma vez que o conteúdo foi sistematizado para que os alunos pudessem compreender o funcionamento da língua escrita. As lacunas deixadas foi exatamente do vocabulário trabalhado na gramática.
Por fim, a terceira e última aula foi a aplicação do simple past na música, lemos e interpretamos a música dando ênfase ao uso do mesmo.
O trabalho final foi muito interessante por que os alunos se impenharam para achar a música e no decorrer dos dias eles tiravam dúvidas e isso foi uma forma de rever o conteúdo trabalhado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário