sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Plano de aula : Texto canção em Língua estrangeira moderna




Objetivo:

Desenvolver as técnicas:

*correspondência de versos

*tradução assistida

*ênfase gramatical



Tempo previsto

3 aulas



Público alvo

7 °série



Conteúdo:

_ Simple past

_ Letra da música:Don't Know Why



Artista: Norah Jones

Álbum: Come Away Me

Título: Don't know Why



Competências e habilidades:fazer a correspondência dos versos nas duas línguas, materna e estrangeira, por meio de palavras cognatas;tradução dos versos e prenchimento de lacunas na letra original;estudo da língua (grammar).



Estratégias de ensino:levantamento de conhecimentos prévios;reflexão sobre a organização linguística do gênero texto-canção, com mediação do professor. Practice o listen and write.



Recursos: aparelho de som e cópias da letra da música.


Desenvolvimento

1º Aula

Faça a letra da música em duas versões: na língua original(em versos numerados) e na língua al vo o inglês ( em versos seguidos de pârenteses) a tarefa dos alunos é fazer a correspondências dos versos com palavras que eles já conhecem.



2º Aula

Traduza os versos, mas deixe lacunas na letra original. Os alunos vão completar a partir da tradução, as palavras que estão faltando. Depois, ao ouvir a música, eles irão conferir se os seus palpites estavam certos.


3º Aula

Conceituar o uso dos verbos simple past , utilizando a música como recurso para ensinar a grammar.



Avaliação:

Avaliação processual, com o monitoramento dos alunos durante a realização das atividades. Solicitar as mesmas técnicas com outra música.


Relátorio sobre a experiência no decorrer das aulas

Na primera aula em que os alunos teriam que fazer a correspondência com os versos em inglês: alguns tiveram dificulade para entender que não precisava traduzir todo o verso para identificar o verso correspondente apenas uma palavra conhecida já indicava qual a resposta certa. Precisei fazer a primeira alternativa para auxiliá-los.

Já na segunda aula foi mais tranquilo uma vez que o conteúdo foi sistematizado para que os alunos pudessem compreender o funcionamento da língua escrita. As lacunas deixadas foi exatamente do vocabulário trabalhado na gramática.

Por fim, a terceira e última aula foi a aplicação do simple past na música, lemos e interpretamos a música dando ênfase ao uso do mesmo.

O trabalho final foi muito interessante por que os alunos se impenharam para achar a música e no decorrer dos dias eles tiravam dúvidas e isso foi uma forma de rever o conteúdo trabalhado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário